Corrida Cassems: Prática esportiva, qualidade de vida e solidariedade
quinta-feira, 24 de setembro de 2015 - por Gustavo de Deus
A quinta edição da “Corrida Saúde Cassems” acontece no dia 04 de outubro e, além de inspirar hábitos saudáveis, a corrida também promove a solidariedade, pois, a inscrição para a prova inclui a doação de alimentos não perecíveis que serão entregues a entidades filantrópicas. A novidade deste ano é que a rede de solidariedade ganhou mais um parceiro: a campanha SBT do Bem. De cada inscrição, R$ 2,00 serão destinados à campanha.

A corrida é uma forma de incentivar a população à prática de atividades físicas que é o meio mais fácil de adquirir hábitos saudáveis e a forma mais eficaz de prevenir vários tipos de doenças.

SBT MS do Bem

O trabalho comunitário e solidário em iniciativas diárias na programação do SBT-MS já existe há 35 anos. A promoção de eventos e arrecadação de doações em dinheiro para entidades assistenciais também é uma realidade de sucesso através do trabalho do Vaquinha Social há 5 anos em Campo Grande. Nada melhor do que juntarmos forças em prol do bem! Assim nasceu a ideia para este evento.
Nossa fórmula é simples: juntar o poder, credibilidade e abrangência que o SBT possui, com o espírito de solidariedade e de ajudar ao próximo que o Vaquinha Social traz junto à população. Com isso, realizaremos eventos que irão culminar no programa SBT MS do Bem, que é um evento televisionado em todo o Estado do Mato Grosso do Sul com o objetivo de levantar 1 milhão de reais em doações para atender a três instituições beneficentes no Estado.

A arrecadação da campanha do evento será feita de duas formas: pelo número de telefone 0500 e pelo site do Vaquinha Social. Todo o valor arrecadado para o SBT MS do Bem será dividido da seguinte forma: 10% para o Teleton, 30% para a Sociedade Educacional Juliano Varella, 30% para o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, 30% para a Associação Renasce uma Nova Esperança.

O programa SBT MS do Bem irá ao ar ao vivo no sábado, 10 de outubro, pela manhã. Sob o comando do apresentador Tatá Marques, que apresenta um dos programas regionais de maior audiência no Estado (O Povo na TV), o programa contará com apresentações e presenças artísticas, contará as histórias e necessidades das instituições e arrecadará em tempo real as doações para os projetos. No dia 06 de outubro, o show será no Parque das Nações, em um dos cartões postais da cidade. Artistas locais e nacionais farão a festa em um evento que vai preparar e aquecer a população para o programa SBT MS do Bem.

Vaquinha Social

O Vaquinha Social é uma Associação Civil, de Utilidade Pública Estadual, sem fins lucrativos, que tem por objetivo tornar sonhos de várias entidades e pessoas realidade, através da captação de recursos provenientes de doações realizadas por meio do site vaquinhasocial.com.br, de depósito bancário do Programa Empresa Amiga do Vaquinha Social e da realização de eventos. Com as doações, repassamos os valores para que os projetos cadastrados no site possam ser concluídos.

Atualmente, o Vaquinha Social já arrecadou mais de R$ 350.000 em doações, financiando assim, mais de 42 projetos, beneficiando diretamente quase 5 mil pessoas. Também conta com 70 empresas que possuem o selo Empresa Amiga do Vaquinha Social, que contribuem com a instituição doando valores mensais. O Vaquinha Social é auditado pela Deloitte, uma das empresas líderes mundiais em auditoria, tornando todo o processo limpo e transparente do início ao fim.

Outubro Rosa              
                                                                                                
Esta é a quarta vez na qual a Cassems abraça o movimento ‘Outubro Rosa’, mobilização mundial de sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, segunda principal causa de morte entre as mulheres. Os participantes da Corrida Cassems, sejam eles homens ou mulheres, usarão camisetas na cor rosa para conscientizar sobre a prevenção do câncer feminino. Baseando-se nas edições anteriores, quando cerca de 2 mil pessoas participaram, a organização do evento pretende criar uma verdadeira “onda” rosa durante o trajeto da prova.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, a Cassems sempre investiu na prevenção e, considerando as datas que tratam do assunto no mês de outubro, teve a ideia de participar do movimento “Outubro Rosa”.
“A Cassems, mais uma vez, está em alerta contra o câncer e confirma essa preocupação aderindo ao ‘Outubro Rosa’. O mês é mundialmente conhecido como um grito contra o câncer feminino que ceifa milhares de vida e a equipe da Caixa dos Servidores unirá forças com o movimento. Faremos ciclos de palestras sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer e também para interferirmos nos fatores de risco evitáveis como, por exemplo, o tabagismo, o sedentarismo, o alcoolismo e a obesidade”, finaliza Budib.

O movimento, que iniciou no século XX, é comemorado em todo o mundo como uma bandeira de combate ao câncer de mama. Em 1997, a ação efetivamente começou a fomentar a prevenção pelo diagnóstico precoce da doença. No Brasil, o primeiro grande ato do movimento aconteceu em 2002, em São Paulo, quando um grupo de mulheres sensíveis a causa iluminaram o obelisco do Ibirapuera com uma luz rosa, em alusão a cor do movimento. Em outubro de 2008, o maior símbolo do Brasil, o Cristo Redentor, foi iluminado de rosa, mostrando, dessa forma, a força do movimento.

Com o tempo, o movimento foi ganhando repercussão na mídia e, atualmente, acontece em todas as Capitais brasileiras e em várias cidades do interior. A alusão à cor rosa buscar alertar as mulheres para a causa do câncer de mama e incentivá-las a realizarem os exames preventivos, como a mamografia.