Regulamento
REGULAMENTO – CORRIDA E CAMINHADA CASSEMS 2017

1 – DA PROVA

1.1. A Prova Pedestre 7ª CORRIDA SAÚDE CASSEMS – EDIÇÃO NOTURNA. VOCÊ EM MOVIMENTO, doravante denominada EVENTO, será realizada no dia 11 de novembro de 2017, na cidade de Campo Grande, sob qualquer condição climática, com participação de PESSOAS DE AMBOS OS SEXOS, devidamente inscritas, doravante denominadas ATLETAS.
1.2. A 7ª CORRIDA SAÚDE CASSEMS - EDIÇÃO NOTURNA. VOCÊ EM MOVIMENTO será disputada nas categorias GERAL MASCULINO, GERAL FEMININO, BENEFICIÁRIO CASSEMS MASCULINO, BENEFICIÁRIO CASSEMS FEMININO, PROGRAMA DESAFIO CASSEMS MASCULINO, PROGRAMA DESAFIO CASSEMS FEMININO nas distâncias de 5 km e 10 km, e CATEGORIA CAMINHADA, na distância de 5 km.
1.3. A CORRIDA, cujo percurso detalhado será divulgado no site http://www.corridacassems.com.br, terá o seu ponto de LARGADA e de CHEGADA em frente à sede da Cassems, localizada na rua Antônio Maria Coelho, 6.065.
1.4. A CORRIDA terá início com a LARGADA, às 19h, em pelotão único, para ambos os sexos.

2 – DAS INSCRIÇÕES E SEUS VALORES E PRAZOS

2.1. As inscrições serão feitas VIA INTERNET, no site http://www.corridacassems.com.br, ou pessoalmente, nas lojas Anita de Campo Grande (avenida Mato Grosso, 2.953 e rua 14 de Julho, 2.013), e de Dourados (avenida Marcelino Pires, 3.600), para todos os ATLETAS, no período de 21 de julho até 30 de setembro de 2017, ou até quando for atingido o número máximo de 2.000 (dois mil) inscritos.
2.1.1. O valor da inscrição será de R$ 30,00 (trinta reais) mais 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal, para beneficiários CASSEMS, e o valor de R$ 60,00 (sessenta reais) mais 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal, para não beneficiários.
2.1.2. Aqueles que possuam por lei o direito ao desconto de 50% (cinquenta por cento) no valor da inscrição – ou qualquer outro benefício legal que reduza o valor para participação no evento deverá apresentar comprovação do benefício no ato da inscrição presencial ou na retirada do kit.
Paragrafo único. O atleta que não apresentar a comprovação do benefício deverá pagar o valor integral da inscrição.
2.1.3. Os alimentos, exceto sal, deverão ser entregues no dia de entrega dos kits.
2.2. A ORGANIZAÇÃO poderá, a qualquer tempo, suspender ou prorrogar prazos, ou ainda adicionar ou limitar o número de inscrições no EVENTO em função de necessidades/disponibilidades técnicas e/ou estruturais, sem a necessidade de comprovação ou prévio aviso.

3 – DAS FORMAS E DOS LOCAIS DE INSCRIÇÃO

3.1. Pela INTERNET, no site http://www.corridacassems.com.br, até 27/09/2017 (no boleto ou cartão), no site http://www.corridacassems.com.br, até 30/09/2017 (apenas cartão) e nos postos de inscrição, até 30/09/2017 (apenas dinheiro).

4 – DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

4.1. Procedimentos via internet:
a) Preencha corretamente e por completo a sua ficha de inscrição.
b) Efetue o pagamento (via boleto ou PagSeguro).
c) O valor e a data de sua inscrição serão considerados a partir da data da efetivação do PAGAMENTO ou da aprovação dos dados, NÃO da data de preenchimento da ficha.
d) Não serão aceitos pagamentos por depósito sem prévia solicitação e/ou autorização por parte da ORGANIZAÇÃO.
e) O COMPROVANTE DE PAGAMENTO é um documento único, não tendo a ORGANIZAÇÃO nenhuma cópia sua.
f) No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento, assinalando a opção apresentada no sistema online, o participante aceita todos os seus termos e assume total responsabilidade por sua participação no evento, de acordo com o "TERMO DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL" a ele anexado.
4.2. Inscrição presencial:
a) Ficará o atendente responsável pelo cadastro.
b) Efetue o pagamento em dinheiro (não será aceita outra forma de pagamento).
c) O valor e a data de sua inscrição serão considerados a partir da data da efetivação do PAGAMENTO e/ou aprovação dos dados, e NÃO da data de preenchimento da ficha.
d) Não serão aceitos pagamentos por depósito sem prévia solicitação e/ou autorização por parte da ORGANIZAÇÃO.
e) O COMPROVANTE DE PAGAMENTO é um documento único, não tendo a ORGANIZAÇÃO nenhuma cópia sua.
f) No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento, o participante aceita todos os seus termos e assume total responsabilidade por sua participação no evento, de acordo com o "TERMO DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL".

5 – DO KIT DE IDENTIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

5.1. Ao fazer a sua inscrição e pagar a respectiva taxa, o ATLETA está ativando sua participação no EVENTO, com direito de acesso e uso de toda a infraestrutura de apoio descrita neste regulamento.
5.2. O kit de participação do evento, vinculado à taxa de inscrição, é composto de:
a) Número de peito de uso obrigatório e intransferível.
b) Camiseta de tecido tecnológico.
c) Boné ou viseira.
d) Chip de cronometragem (descartável).
e) Poderão ser oferecidos outros brindes pelo evento e/ou seus patrocinadores.
5.3. A camiseta será entregue pela ORGANIZAÇÃO de acordo com a disponibilidade em estoque, não sendo permitida a sua troca.
5.4. As camisetas não são de uso obrigatório durante a prova, sendo-o somente no momento da premiação, conforme item 11.3.
5.5. Não haverá entrega de kit de participação no dia do EVENTO nem após a sua realização.

6 – DA RETIRADA DE KIT DE IDENTIFICAÇÃO

a) A entrega do kit será feita no dia 10/11/2017, das 8h às 20h, exclusivamente na sede da Cassems, localizada na rua Antônio Maria Coelho, 6.065.
b) Não serão entregues kits após o horário estipulado.
c) Para retirar o kit do ATLETA, é necessário entregar os 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal, e apresentar o documento de identidade e o original do COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO, sendo certo que, em hipótese alguma, a cópia destes será aceita.
d) Esses comprovantes serão retidos na entrega do kit.[a1] 
e) Com o kit, o ATLETA recebe um NÚMERO DE PEITO.
f) Quando da retirada do número de peito, o ATLETA deverá conferir seus dados pessoais.
g) Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do kit de identificação.
h) A retirada de kits só poderá ser efetivada por terceiros, mediante apresentação de autorização específica para este fim, cópia de documento de identificação e comprovante de inscrição do ATLETA.

7 – DO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM E CHIP

a) O chip de cronometragem será entregue, juntamente com o kit de participação, conforme data e horário citados neste Regulamento.
b) O chip deverá ser fixado no cadarço do tênis.
c) A ORGANIZADORA não se responsabiliza pelo uso incorreto e/ou dano causado a este dispositivo, caso o seu tempo não seja registrado.
d) O uso do chip é OBRIGATÓRIO e intransferível aos ATLETAS que o receberem, acarretando a desclassificação do ATLETA que não o utilizar ou que, eventualmente, ficar constatado uso inadequado.
e) O participante fica ciente de o correto uso do chip e a instalação em seu corpo/vestuário é de sua exclusiva responsabilidade, bem como a passagem pelo tapete de captação de dados instalado, pois se trata de equipamentos eletrônicos, os quais podem sofrer algum tipo de interferência e/ou perda de informações, ficando isenta a ORGANIZAÇÃO e os realizadores do fornecimento de tais dados.

8 – DAS REGRAS GERAIS DO EVENTO

 8.1. Ao participar da CORRIDA, o ATLETA assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceita totalmente este REGULAMENTO, assume despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e após o EVENTO.
8.2. Ao participar deste EVENTO, o ATLETA cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos à televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgação, promoções, internet e qualquer mídia, a qualquer tempo.
8.3. Haverá atendimento emergencial aos atletas e serviço de ambulância para remoção.
8.3.1. Após a remoção, a continuidade do atendimento será efetuada na REDE PÚBLICA, sob responsabilidade desta ou, em caso de o ATLETA ser beneficiário CASSEMS, o serviço será efetuado pela rede credenciada.
8.3.2. O ATLETA ou o seu acompanhante responsável poderá se decidir por outro sistema de atendimento médico (remoção/transferência de hospital, serviço de emergência e médico, entre outros), eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer responsabilidade, direta ou indireta, sobre as consequências dessa decisão.
8.4. A segurança do EVENTO receberá apoio dos órgãos públicos competentes e haverá monitores para a orientação dos participantes.
8.5. Serão colocados à disposição dos ATLETAS inscritos sanitários e Posto de Serviço Médico, localizados próximos aos pontos de LARGADA e CHEGADA.
8.6. Não haverá reembolso, por parte da ORGANIZAÇÃO, bem como de seus PATROCINADORES, APOIADORES e REALIZADORES, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos ATLETAS no EVENTO, independentemente do motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura venham eles a sofrer durante a sua participação.
8.7. É recomendável rigorosa avaliação médica e de condicionamento físico, inclusive de teste ergométrico prévio para todos os ATLETAS, os quais deverão se responsabilizar pela realização bem como pelo ônus deles decorrente.
8.8. Os acessos às áreas de CONCENTRAÇÃO e LARGADA serão sinalizados, sendo proibido pular as grades que delimitam essas áreas para entrar na pista no momento da LARGADA, ou em qualquer outro momento, sob qualquer pretexto.
8.9. O ATLETA participante será o único responsável por eventuais prejuízos ou danos que vier a causar a outros atletas e a terceiros, ficando a ORGANIZAÇÃO do EVENTO e seus PATROCINADORES, APOIADORES e REALIZADORES eximidos de qualquer obrigação de ressarcimento e/ou reembolso.
8.10. Qualquer reclamação sobre o resultado OFICIAL da competição deverá ser feita dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias, após a sua primeira publicação, e por meio da única fonte oficial de contato, que é o Fale Conosco constante do site do EVENTO, http://www.corridacassems.com.br, devendo o reclamante informar o seu nome, o endereço para correspondência e a categoria em que concorreu.
8.11. A critério dos ORGANIZADORES, a CORRIDA poderá ser suspensa, por questões de segurança pública, atos de vandalismo e/ou motivos de força maior e, nesse caso, não haverá reembolso para os inscritos do valor correspondente à inscrição.
8.12. O ATLETA que deixar de atender às regras descritas neste REGULAMENTO ou que, por omissão, não comunicar, por escrito e com protocolo de recebimento, qualquer impedimento de sua parte, poderá, a qualquer tempo, ser retirado e/ou desclassificado do EVENTO.
8.13. Todo ATLETA tem a obrigação de fornecer corretamente os dados no ato da inscrição via internet, no site do EVENTO.
8.14. O ATLETA assume que participa deste EVENTO por livre e espontânea vontade, isentando, em seu nome e em nome de seus sucessores, os ORGANIZADORES, REALIZADORES e PATROCINADORES de qualquer responsabilidade.
8.15. Não haverá devolução do valor da inscrição em caso de desistência ou não comparecimento por qualquer motivo, independentemente da retirada do kit da prova.
8.16. Ao se inscrever, o ATLETA disponibiliza seus dados e autoriza ORGANIZADORES, PATROCINADORES, APOIADORES, REALIZADORES e PARCEIROS a enviarem no endereço eletrônico ou físico, ou qualquer outro fornecido, a qualquer tempo, informativos, mala-direta ou qualquer outro tipo de correspondência.
8.17. O NÚMERO DE PEITO deverá ser afixado na parte frontal de sua camiseta.
8.18. É OBRIGATÓRIO o uso do NÚMERO DE PEITO fixado na CAMISETA, sendo que qualquer mutilação ou má visualização de tal número implicará a desclassificação do ATLETA ou a sua retirada pelos fiscais do EVENTO.
8.19. No momento da premiação, NÃO será permitida ao atleta a retirada da camiseta do evento e a utilização de outra camiseta ou roupa que faça alusão ao seu patrocinador pessoal durante as fotografias oficiais do EVENTO. A troca da camiseta é permitida somente após esse momento.
8.20. O posicionamento escolhido pelo ATLETA nos locais de LARGADA, disponíveis no EVENTO ou pela ORGANIZAÇÃO, é de única e exclusiva responsabilidade do participante.
8.21. A ORGANIZAÇÃO se reserva o direito de alterar qualquer dos itens deste Regulamento sem prévio aviso, conforme as necessidades do EVENTO, informando tais alterações no site http://www.corridacassems.com.br.

9 – DAS REGRAS ESPECÍFICAS

9.1. A idade mínima exigida para a participação nos 10 km, de acordo com as normas da CBAT, é de 18 anos.
9.2. A idade mínima exigida para participação nos 5 km, de acordo com as normas da CBAT, é de 16 anos.
9.3. A idade a ser considerada, obrigatoriamente, para efeito de inscrição e classificação por faixas etárias é a que o atleta terá em 31 de dezembro do ano em que for realizada a prova.
9.4. Para participação na categoria Caminhada, não há limite de idade.
9.5. Caso o ATLETA não tenha a idade mínima permitida ou os ORGANIZADORES constatem que a idade informada é incorreta, sua inscrição seguirá os seguintes procedimentos:
a) Menores de 18 anos que se inscreverem para a distância de 10 km terão a opção de participar na distância de 5 km;
b) Menores de 16 anos que se inscreverem para a distância de 5 km terão a opção de participar da Caminhada.
c) Não haverá devolução do valor da inscrição em nenhuma das hipóteses.
9.6. As inscrições poderão ser feitas por terceiros, desde que sejam maiores de idade e tenham uma autorização por escrito do ATLETA, acompanhada de cópia de um documento de identidade do ATLETA, que deverá ser apresentado pelo terceiro na retirada do kit.
9.7. O EVENTO terá duração máxima de 2h (duas horas).
9.8. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, poderá ser convidado a se retirar da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a esse corredor.
9.9. O ATLETA deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem, como se utilizar de calçadas, cruzar canteiro etc.
9.10. É proibido o auxílio de terceiros, bem como o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização, por escrito, da ORGANIZAÇÃO.
9.11. Não haverá pagamento de cachê de participação para nenhum ATLETA.
9.12. A participação do ATLETA no EVENTO é individual.
9.13. O ATLETA assume que é conhecedor de seu estado de saúde e capacidade atlética, assim como também assume estar apto e ter treinado adequadamente para o EVENTO.
9.14. A critério da direção técnica da prova, ATLETAS especialmente convidados poderão participar do evento.

10 – DAS DIVERSAS CLASSIFICAÇÕES

10.1. Farão parte da CLASSIFICAÇÃO GERAL DO EVENTO todos os ATLETAS inscritos no evento, independente da categoria, para os percursos de 10 km e 5 km.
10.1.1. A classificação e a premiação dos 3 (três) primeiros ATLETAS serão definidas conforme sua colocação (tempo/ordem de chegada – tempo bruto), conforme Norma 7, Art. 10, parágrafo 1º, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), que regulamenta a corrida de rua, e será publicada no site do EVENTO, no informe “RESULTADOS”.
10.1.2. Farão parte da categoria DESAFIO CASSEMS todos os ATLETAS devidamente inscritos no programa DESAFIO SAÚDE CASSEMS.
10.2. Farão parte da CLASSIFICAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA do EVENTO todos os ATLETAS inscritos na CATEGORIA GERAL, BENEFICIÁRIO CASSEMS e DESAFIO CASSEMS (para as corridas de 10 km e 5 km), conforme sua faixa etária. O tempo a ser utilizado para esta classificação será o de TEMPO LÍQUIDO.
5 km – FAIXAS ETÁRIAS MASCULINA E FEMININA:
a.De 16 a 29 anos.
b.De 30 a 39 anos.
c.De 40 a 49 anos.
d.De 50 a 59 anos.
e.Acima de 60 anos.
10 km – FAIXAS ETÁRIAS  MASCULINA E FEMININA:
a.De 18 a 29 anos.
b.De 30 a 39 anos.
c.De 40 a 49 anos.
d.De 50 a 59 anos.
e.Acima de 60 anos.
10.3. Na categoria CAMINHADA, não haverá classificação.

11 – DA PREMIAÇÃO

11.1. Os 3 (três) primeiros colocados na categoria GERAL - MASCULINO e FEMININO receberão troféus mais premiação em dinheiro, tanto na prova de 5 km quanto na de 10 km:
1º lugar R$ 300,00
2º lugar R$ 200,00
3º lugar R$ 150,00
11.2. Os 3 (três) primeiros colocados na categoria BENEFICIÁRIO CASSEMS - MASCULINO e FEMININO receberão troféus, tanto na prova de 5 km quanto na de 10 km.
11.3. Os 3 (três) primeiros colocados nas categorias por FAIXA ETÁRIA - MASCULINO e FEMININO receberão troféus, tanto na prova de 5 km quanto na de 10 km.
11.4. Os 3 (três) primeiros colocados na categoria DESAFIO CASSEMS - MASCULINO e FEMININO receberão troféus, tanto na prova de 5 km quanto na de 10 km.
11.5. O ATLETA que completar o EVENTO dentro do tempo máximo previsto, em todas as categorias, receberá uma medalha de participação.
11.6. Os atletas premiados na CATEGORIA GERAL não serão premiados na categoria por faixa etária, nem na categoria BENEFICIÁRIO CASSEMS.
11.7. Os atletas premiados na CATEGORIA BENEFICIÁRIO CASSEMS não serão premiados na categoria por faixa etária.
11.8. Não será concedida premiação ao atleta que, inscrito na prova de 10 km, obtenha um resultado passível de premiação para a prova de 5 km, ou vice-versa.
11.9. Haverá cerimônia de premiação no pódio e fotografias oficiais. Para receber a premiação deverá o atleta estar utilizando a CAMISETA DA PROVA, podendo ser desclassificado caso ele não esteja de acordo.
11.10. Somente após a cerimônia de premiação e fotografias oficiais, o atleta poderá colocar a camiseta que desejar para tirar fotos pessoais.
11.11. Haverá premiação em dinheiro apenas para CATEGORIA GERAL.
11.12. Os resultados oficiais da corrida serão divulgados no site oficial do evento, em até 72 horas após o término do evento.
11.13. Todos os ATLETAS que tiverem seus nomes chamados para premiação deverão encaminhar-se imediatamente à área de premiação.
11.14. A ORGANIZAÇÃO se reserva o direito de incluir qualquer outro tipo de premiação divulgada no site do EVENTO.
11.15. Os ATLETAS que não estiverem presentes na entrega do prêmio a que fez jus no dia do EVENTO terão um prazo de até 30 (trinta) dias para solicitar, por meio da única fonte oficial de contato, que é o serviço “Fale conosco” do site do evento, http://www.corridacassems.com.br, informando NOME, ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA e CATEGORIA em que concorreu.
11.16. Caso o ATLETA deseje o envio de seu prêmio conforme o previsto no item acima, poderá recebê-lo em qualquer lugar do território brasileiro, servido pelos Correios, desde que pague os custos de sua remessa (envio, embalagem, seguros e outros).

12 – DA MONTAGEM DE TENDAS DE ASSESSORIAS/TREINADORES/ACADEMIAS

12.1. Poderá a ORGANIZAÇÃO indicar os locais para montagem de tendas de assessorias/treinadores, de acordo com a disponibilidade de espaço na área da arena do evento, desde que não interfira no bom andamento da prova.
12.2. Em caso de necessidade técnica ou exigências públicas, a ORGANIZAÇÃO poderá solicitar o remanejamento das tendas.
12.3. A responsabilidade pela publicidade ou exibição de marcas nas tendas é única e exclusiva das assessorias, dos treinadores, das empresas ou dos clubes de corridas.
12.4. Caso haja exposição de marca conflitante com os patrocinadores do EVENTO, poderá a ORGANIZAÇÃO solicitar que as assessorias/treinadores/academias retirem sua(s) tenda(s) ou que sua marca seja coberta. Persistindo a exposição da marca conflitante, será considerado como patrocinadora do EVENTO, sendo-lhe cobrado o valor equivalente ao recebido dos patrocinadores principais.
12.5. As tendas não poderão ter sistema de som que interfira na sonorização do EVENTO; é permitida a montagem de apenas uma tenda por assessoria.
12.6. A ORGANIZAÇÃO não se responsabiliza pela tenda, pelos danos a ela causados ou pelos objetos deixados no seu interior.
12.7. A distribuição das tendas no local indicado será feita pela ordem de chegada de seus responsáveis.
12.8. O horário para montagem das tendas será das 12h às 15h do dia 21 de outubro. Após as 15h, não será permitida a entrada das assessorias.
13 – DISPOSIÇÕES FINAIS
 13.1. A ORGANIZAÇÃO poderá, a seu critério, incluir algum tipo de premiação ou participação especial.
13.2. Dúvidas ou informações técnicas poderão ser esclarecidas com a ORGANIZAÇÃO técnica, por meio do serviço “Fale Conosco”, no site do EVENTO, http://www.corridacassems.com.br.
13.3. A ORGANIZAÇÃO poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do EVENTO, incluir ou alterar este REGULAMENTO, total ou parcialmente.
13.4. As dúvidas ou omissões deste REGULAMENTO serão dirimidas pela COMISSÃO TÉCNICA e pela COMISSÃO ORGANIZADORA, de forma soberana, não cabendo recurso a tais decisões.
13.5. Poderá haver, a critério da ORGANIZAÇÃO, sorteio ou distribuição de brindes aos inscritos que completarem a prova.
13.6. Qualquer distribuição, degustação, sampling ou outros modelos de divulgação de marca ou produtos serão considerados como patrocínio do EVENTO, sendo cobrado o valor equivalente ao recebido dos patrocinadores principais. Somente pela organização do EVENTO essas ações poderão ser autorizadas.
13.6.1. Para patrocinadores, apoiadores, realizadores e organizadores, essas ações deverão seguir conforme acordado em contrato.
13.7. É permitida a cobertura fotográfica do EVENTO por indivíduos não contratados pela ORGANIZAÇÃO, sendo vedada para esses indivíduos a comercialização de tais fotos. A comercialização das fotos é única e exclusiva dos ORGANIZADORES, REALIZADORES e PATROCINADORES da prova. Caso ocorra a venda por terceiros não autorizados pela ORGANIZAÇÃO, será cobrada multa no valor equivalente ao recebido dos patrocinadores principais.
 
Campo Grande/MS, 09 de novembro de 2017.